Pular para o conteúdo

10 Dicas para uma volta às aulas mais tranquila.

  • por

volta as aulas

O período de volta às aulas pode ser muito empolgante para muitas crianças, mas também pode ser um momento de muita tensão e ansiedade para alguns pais e seus pequenos.
Pensando nisso, separamos algumas dicas preciosas para lhes ajudar a encarar todos os desafios desse novo período, evitando o excesso de ansiedade e dores de cabeça.

1 – Antecipe a rotina

Nos dias que antecedem o início das aulas, procure iniciar uma nova rotina para seu filho. Dose o tempo na frente da TV, utilização do videogame, não permita que vá para cama muito tarde e ajuste o despertador para mais cedo em um horário próximo ao que deverá acordar na semana seguinte, já durante as aulas.

2 – Respeite os últimos dias de descanso

Não passe os últimos dias tentando fazer uma revisão da matéria do ano anterior. As crianças precisam desse tempo de descanso antes do início do rigoroso período escolar. Para algumas crianças essa cobrança pode representar uma enorme pressão e deixa-las ainda mais ansiosas.

3 – Etiquete tudo de seu filho

Etiquete todo o material de seu filho: cadernos, pastas, mochila e etc. Mostre a importância de cuidar de seus pertences e aproveite para explicar a utilização do “achados e perdidos” da escola. #:-)

4 – A Mochila

A mochila não deve pesar mais do que 10 a 20 por cento do peso da criança. É importante que ela seja acolchoada e o mais confortável possível.
Se a escola permitir, mochilas com rodinhas e puxadores podem ser uma ótima opção. Considere apenas que pode ser mais difícil subir escadas com elas e, além disso, pode ser que não caibam em alguns armários na escola.

5 – Crie um cardápio atrativo

Procure colocar na lancheira de seu filho os alimentos mais atrativos, gostosos e saudáveis possíveis. Faça uma pequena lista com tudo que ele gosta, descarte sem pena o que não for saudável, crie um cardápio semanal e revese os alimentos que ele levará durante os lanches, para a hora do recreio. Não se esqueça de inserir frutas, pães integrais, sucos, e reduzir doces, achocolatados e outros alimentos que podem agradar, mas que não alimentam. Visitar uma nutricionista infantil ou até mesmo fazer uma séria e criteriosa pesquisa na internet também podem lhe dar ótimas idéias.

6 – A noite anterior

Evite estresses matinais na busca por uma meia ou sapato perdido.
Na noite anterior, prepare uma lista do que será utilizado na manhã seguinte e que deverá ser levado para a escola. Certifique-se de que está tudo pronto, separado e de fácil acesso(sapatos, meias, camisa, calça ou saia, lancheira, mochila e etc.). Pode acreditar, isso lhe garantirá não só uma manhã, mas uma noite de sono muito mais tranquila.

7 – Conheça a nova equipe (professores, assistentes e terapeutas)

Especialmente se a escola for nova para a criança, o primeiro dia de aula pode ser uma excelente oportunidade pra fazer uma visita a escola, conhecer os novos professores e quebrar aquela tensão do primeiro dia de aula. É muito importante ter um contato direto e pessoal com as pessoas que estarão com seu filho(a) durante todo o ano, inclusive com assistentes, auxiliares e terapeutas.
Converse e se familiarize com todos, explicando a melhor maneira de lidar com seu filho e se pondo a disposição para conversar sempre que necessário. Isso pode fazer uma grande diferença. Além de proporcionar mais confiança, a criança se sentirá ainda mais acolhida.
(Dependendo da idade, algumas crianças podem não aprovar a ideia de irem para a escola acompanhadas dos pais. Nesses casos simplesmente não force nem insista, mas ainda assim tenha sempre em mente conhecer a equipe, mesmo que vá sem seu filho(a).)

8 – Trabalhe o psicológico

Motive, incentive seu filho e diga coisas boas e positivas sobre a escola e a volta as aulas. Relembre tudo de bom que aconteceu no ano passado, faça-o querer rever seus amigos, explique que fará novas amizades, fale das festas, das brincadeiras com as outras crianças, conte que você já conhece os professores que estarão com ele lá, convide-o para montar o cardápio da semana, brinque de cozinheiro com ele(a) e peça para, no dia seguinte, quando ele voltar da escola, contar se todo o seu planejamento foi aprovado, inclusive o culinário. @:-)
Trabalhe o psicológico e no dia seguinte divida com ele como foi sua experiência na escola.

9 – Mantenha as informações médicas e de emergência atualizadas

Atualize na escola as informações medicas de seu filho. Informe e deixe registrado se tem alguma alergia, restrição alimentar, qual o tipo sanguíneo e etc. Não deixe também de atualizar os contatos de emergência, informando os telefones dos pais e de outros parentes mais próximos que também podem dar algum suporte no caso de alguma emergência. Quanto mais informações atualizadas, melhor.

10 – Esteja conectado com os outros pais

Um contato mais próximo com outros pais podem ajudar as crianças a não se sentirem isoladas e acharem que somente elas que passarão por aquele momento desconfortável do retorno as aulas. Atualize esses contatos antes da escola iniciar e combine atividades entre as crianças antes mesmo do início das aulas. Isso pode ser um interessante atrativo e motivo de boas conversas quando elas se encontrarem na escola.
Bem, agora é hora de relaxar e se sentir mais confiante para enfrentar os desafios que vem pela frente.
E lembre-se, nós da Vidipixel estaremos sempre atentos para lhe dar as melhores dicas.

Muito obrigado
Equipe Vidipixel
Texto: Alexandro Vidigal
Inspiração própria e web.